Após um período de férias e festas ... voltamos a realidade de um ano novo com desejos de que seja melhor e mais produtivo que aquele que passou. Sempre!
Bom, para começar o ano novo, escolhi um assunto que já neste início de ano causou comoção em todos nós: a guerra entre israelenses e palestinos.
Mas daí vocês podem se perguntar: o que eu tenho a ver com isso!?
É sempre bom refletirmos a respeito desses eventos que ocorrem pelo mundo para exercitarmos o que eu chamo de complacência e empatia.
Nós da área da saúde não fazemos isso todos os dias? Nâo costumamos nos colocar no lugar do outro diariamente? Isto é ser complacente, é ser empático. E só assim é possivel tratar e cuidar com qualidade total.
Pois bem! Se fazemos isso com nossos pacientes, seria possível refletirmos a respeito dos pacientes de lá? Das vítimas desta guerra? Dos nossos colegas de trabalho que estão lá????
Primeiro precisaríamos procurar entender um pouco da causa de tanta guerra entre esses dois povos: Judeus 1e mulçumanos. Israel e Palestinos.

Então vamos lá!? Quem são?
A criação de Israel decorreu da perseguição aos judeus na Europa, após a segunda guerra mundial. Ao ser criado no entanto, foram retirados os árabes que lá moravam, destituídos de suas casas, terras e identidade, que acabaram se espremendo nessa tal Faixa de Gaza e num território chamada de Cisjordânia.

É mais ou menos assim: os palestinos que moram na Cisjordânia aceitam os judeus e até convivem com eles. Já quem mora na Faixa de Gaza, não aceita os judeus de jeito nenhum, e até criaram uma entidade chamada Hamas de inspiração religiosa, pra acabar com os judeus onde mães apalaudem quando seus filhos, ou filhas, se transformam em bombas humanas - os tal homem-bomba.
Já imaginou o caldeirão de pólvora em que vivem essas pessoas? Imagine então ser profissional da saúde num lugar desses?
É aí que entra a tal da ONU - A Organização das Nações Unidas (ONU) que foi fundada oficialmente em 1945, na Califónia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Que é financiada pelos próprios países membros com o objetivo primordial de promover a PAZ E SEGURANÇA mundial. A sua sede atual é na cidade de Nova York.
Imagine cuidar dessas pessas vítimas de foguetes e bombas? Ou pior, imagine você ser vítima de uma bomba, perder as pernas e não ter um pronto socorro para ir até lá e nem ter alguém da área da saúde que possa chegar até você para lhe ajudar.
Vale a pena a reflexão para que começemos o ano agradeçendo...
forte abraço,
Nenhum comentário:
Postar um comentário