15 de julho de 2009

Gripe A (H1N1)

Bom dia meus caros,

Nenhum assunto relacionado a saúde está mais em pauta hoje do que a Gripe do Porco, Gripe Porcina, Gripe suína, chamada agora pelas autoridades sanitárias de Gripe A ou Gripe H1N1.

Muito bem, o que seria esta gripe?
Ainda não temos a resposta! Talvez essa seja a causa de tanta discussão e apreensão de todos.
O site da veja publica informações interessantíssimas para quem quer saber mais sobre a doença e seu comportamento atual no endereço http://veja.abril.com.br/saude/gripe-suina/
Esta capa da revista Vein ti treinta por exemplo demonstra o manto de pânico que se instalou em uma doença que de trágico ainda não fez nada! E a pandemia de pânico principalmente que se instalou em todo o mundo! Sendo alimentada pela falta de informação e pelas contradições das autoridades sanitárias.
Pois bem! Os sintomas da gripe suína são similares aos da gripe comum, porém, mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar uma febre repentina acima de 38 graus, acompanhada de problemas como tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações e dificuldade na respiração. Os sintomas podem ter início no período de três a sete dias após contato com o influenza A (H1N1).
Este tal Influenza A - que é o vírus da gripe suína (H1N1) - é um novo subtipo do vírus da influenza, o causador da gripe comun. O subtipo se formou dentro do organismo suíno. Isso porque, assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suínos, humanos e aviários. O organismo do porco funciona como um tubo de ensaio, combinando vírus e favorecendo o aparecimento de novos tipos. Esses vírus híbridos podem provocar o surgimento de um novo tipo de gripe, tão agressivo como o da gripe aviária e tão transmissível quanto o da gripe humana. Ainda uma novidade para o sistema imunológico humano, esse vírus poderia desencadear uma pandemia de gripe.

Mas penso que grande parte do pânico provém do desconhecimento desta doença. Há uma estatística por exemplo que em 10 anos de levantamento nos EUA, houve 400.000 mortes relacionadas à gripe comum! São 40.000 por ano.
No Brasil não temos esta estatística mas penso que chega a ser por volta de - aproximadamente 200 mortes por ano só devidas à gripe (SIC). As de causas associadas devem ser números similares. Há ainda a informação que o contágio é exponensial sendo de 500 casos para um infectado. E as formas de contágio são as mesmas da gripe comun.
Aí está um mural que tirei foto em Pergamino-Buenos Aires.

E VALE LEMBRAR que a gripe de origem suína não é contraída pela ingestão de carne de porco!!! (Isso porque, de acordo com os Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), a temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias presentes na carne de gado suíno.)
Mas por via aérea, de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, EM LOCAIS FECHADOS.

É isso...


Um forte abraço, e se alguém espirrar pode dizer: -saúde!

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Sérgio, como em outros países, o Brasil possui profissionais voltados para a busca por vacina contra a Influenza A (H1N1), além de estudarem o comportamento da doença para encontrar tratamentos, cada vez mais, eficazes.

Estamos à disposição para dúvidas.

Att.
Ministério da Saúde - Assessoria de Comunicação