30 de janeiro de 2011

Mary Seacole - a 1ª enfermeira Negra


A história é supreendente!

Nâo é de se assustar que em países racistas como os Estados Unidos ou Inglaterra consigam aviltar uma personagem da história humana como foi a Sra. Mary Seacole, considerada a Florence Nightgale negra. Mas no Brasil, um país multicultural, multicolorido é supreendente não sabermos nada a respeio deste pedaço da história da profissão da enfermagem.

Por isso trago um pouquinho de Mary Jane Seacole (1805 – 14 May 1881) conhecida como Madre Seacole ou Mary Grant em seu país - Jamaica.
Seacole foi uma enfermeira jamaicana conhecida por seu envolvimento com a gerra da Criméia, palco de atuação da também enfermeira, Florence Nightingale, de Florença - Inglaterra, precursora da enfermagem moderna que conhecemos hoje.
O fato é que todos que atuam em saúde e principalmente na profissão de enfermagem aprendem sobre sua história como enfermeira da Lâmpada e das estatísticas, seus méritos de melhora no atendimentos aos feridos da guerra etc. Mas ninguém sabe ou ninguém aprende sobre Mary Seacole, enfermeira também de sua importância para a época e que também atuou junto aos feridos da guerra.
Foi mais ou menos assim: A gerra da criméia acontecia, E Seacole foi para Londres se candidatar a enfermeira voluntária, mas não foi aceita. Logo em seguida o governo britanico autorizou a ida de Florence com suas 28 enfermeiras. Seacole sabendo disso, pegou dinheiro emprestado e foi por conta própria para a guerra.
Mas a grande questão que podemos levantar aqui é: por que uma enfermeira negra, com conhecimentos de ervas medicinais e grande bravura, foi esquecida por mais de 1 século por todos ? Por que foi recusada como voluntária para ajudar aos feridos na Gerra?
Questões que podemos tentar responder ... para que repensemos nossas práticas de hoje.

Michele Obama, recentemente, mencionou Seacole em uma palestra na Inglaterra que fez a jovens estudantes.


Para saber mais:
http://www.youtube.com/watch?v=_w5kf3UTzHs
http://en.wikipedia.org/wiki/Mary_Seacole

Ver http://www.ted.com/talks/lang/eng/bill_gates_unplugged.html

2 comentários:

Unknown disse...

Olá,

Sou mestrando em Educação, e desejo fazer uma investigação sobre o processo de aprendizagem da ciência do cuidar em enfermagem, gostaria de saber mais sobre a história da enfermeira negra que foi negada pela história da profissão.

Alan disse...

Valdeci, segue alguns links de reportagens que poderá te ajudar.
Abraçaum!

http://www.historytoday.com/blog/2012/09/beyond-rivalry-florence-nightingale-and-mary-seacole

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2255095/The-black-Florence-Nightingale-making-PC-myth-One-historian-explains-Mary-Seacoles-story-stood-up.html#ixzz2Gd0fsPUr

http://www.theguardian.com/commentisfree/2012/jun/08/mary-seacole-statue-florence-nightingale-disservice