9 de novembro de 2009

Amigos são essenciais no trabalho?

Pessoal,

Este é um tema bastante controverso principalemte pra nós da área da saúde: amizades no ambiente de trabalho é bom ou ruim? Resolvi compartilhar um texto bacana do Thiago, de seu blog que recomento: http://tiagocalipo.wordpress.com/
Comentem algo sobre isso na área da saúde!

Boa leitura!

Estive refletindo sobre a importância de ter amigos no trabalho. Muitos dizem: “Não estamos na empresa para fazer amigos”, mas será que é saudável não termos amigos na empresa?

Não sou uma pessoa extremamente comunicativa, mas fiz bons amigos por onde passei. Em algumas empresas deixei mais amigos, em outras menos, mas acredito que a figura do amigo no ambiente de trabalho seja crucial para o bom desenvolvimento de nossas atividades diárias.

Se fizermos uma conta rápida somando as horas que gastamos no trabalho: 8 horas de jornada normal mais 1 hora de almoço. E se somarmos mais 8 horas de sono por dia, concluímos que nos restam menos de 30% do nosso tempo para estar com a família ou em outra atividade. Passamos mais tempo na empresa do que efetivamente em casa.

Então, acredito que minha pergunta no título deste artigo já pode ser respondida: Sim, nós precisamos de amigos na empresa. Quando falo de amigos, não me refiro a colegas do dia-a-dia com os quais tratamos assuntos superficiais, falamos de futebol no café ou aqueles com quem almoçamos juntos por conveniência. Falo de alguém com quem podemos nos abrir, desabafar quando necessário e pedir opiniões sobre nosso trabalho.

Vou mais fundo: ter amigos no trabalho pode estar diretamente ligado a sua capacidade de estar motivado e conseqüentemente, de gerar resultados. Já que toquei no tema motivação, gostaria de esclarecer a diferença entre motivação e satisfação. A motivação está relacionada a fatores internos, já a satisfação está ligada a fatores externos. O que quero dizer com isso? De nada adianta estarmos satisfeitos com excelentes escritórios, com computadores modernos e um bom salário, se não convivemos bem com o chefe ou não temos amigos no trabalho, por exemplo. Podemos até agüentar por um tempo essa situação – às vezes muito tempo – mas em algum momento a falta de motivação vem à tona e não há benefício que segure o profissional naquele emprego.

Voltando ao tema “amigos”, me admiram as pessoas que conseguem se abrir facilmente e em poucos minutos, já conversam como se fossem conhecidos há muitos anos. No entanto, não recomendo falar de assuntos pessoais a quem você não conhece a fundo na empresa. Isso pode virar-se contra você no futuro.

Aqui vão algumas dicas para a manutenção de uma boa amizade na empresa:

- Não vá com tanta sede ao pote. Como em qualquer situação, os extremos não fazem bem. A boa amizade é aquela cultivada ao longo do tempo com pequenas atitudes. Evite massificar sua amizade estando o tempo todo com o amigo: no café, no almoço, no caixa bancário da empresa, etc.

- Não permita que a amizade ultrapasse a liberdade hierárquica. Lembre-se que além de amigos, vocês são profissionais e estão na empresa para dar resultados. Às vezes, “puxões de orelha” são necessários para o bom funcionamento do time. Como você fará isso se é muito íntimo de seu subordinado? É necessário saber separar muito bem a amizade do trabalho. Outro inconveniente na amizade em diferentes níveis é o caso do seu amigo ser seu chefe. Você terá que se acostumar com a fama de bajulador.

- Não se isole do resto do departamento. Com isso você mostra consideração às demais pessoas ao seu redor evitando qualquer reação adversa à sua amizade. Chamo essa reação contrária de: “ciúme corporativo”. O “ciúme corporativo” tem um enorme poder destrutivo e se espalha rapidamente. Cuidado!

- Evite falar de assuntos pessoais na presença de outros colegas com quem não tem tanta intimidade. Por exemplo: comentar sobre o almoço do final de semana onde estiveram juntos. Mais uma vez o “ciúme corporativo” pode atacar.

- Amigo do sexo oposto, cuidado redobrado. Mesmo que não haja intenção, sempre vão pensar o pior: vocês estão tendo um caso. A discrição é extremamente importante nesta situação. Evite cumprimentos muito calorosos ou tocar um ao outro ao falar, isso pode ajudar.

Eu poderia dar inúmeras dicas sobre como manter uma amizade saudável no trabalho, mas a melhor delas é: USE O BOM SENSO! Nunca é demais.

Compartilhem de suas opiniões.

Um grande abraço.

Tiago Calipo

Nenhum comentário: