6 de agosto de 2011

Treinamento versus Capacitação


Muitos de nós quando fazemos uso da educação continuada não consegue deixar claro aos aprendizes a diferença de Treinamento e Capacitação. A diferênça é prática e conceitual. Enquanto o primeito diz respeito ao aperfeiçoamento de uma técnica já sabida a segunda trata de ensinar algo novo.
Como exemplo poderíamos citar um treinamento de punção venosa. Ora, enquanto profissional, já sei fazer isso! O que muitos pensam é: -o que posso não saber sobre esse procedimento? Afinal, faço isso todos os dias! Façamos uma comparação ao treinamento de um jogador de futebol: apesar de bater faltas todos os dias, treina arduamente o fundamento de "bater falta" para que alcançe a excelência e conquiste a eficiência técnica. Apesar disso, ele sabe bater falta!!!! Por que na área da saúde não temos esta rotina de treinamentos de fundamentos? Ou quando temos, não temos a aderência de todos os profissionais?

Diferente de treinar uma equipe em punção venosa, quando Capacitamos a equipe para um novo conceito ou nova técnica, a intenção é transmitir algo desconhecido ou um novo jeito de fazer.
Na prática, a participação de profissionais em Treinamentos ou em Capacitações é ínfima e difícil de ser incentivada. Por várias razões: Indisponibilidade de horário, desinteresse no tema abordado, quadro de funcionários insuficiente (que impede a sua liberação). O que fazer?
Talvez mudar o jeito de realizar o treinamento. Mudar a didática escolhida, da metodologia, dos recursos, etc. Lançar mão desde a Educação a Distância até a ferramenta "on the job".
Em uma unidade que tenha 80 funcionários da enfermagem nas 24h, por exemplo, para que possamos conseguir a aderência de pelo menos 70% deles, treinamentos no local de trabalho ou "on the job" resolvem o problema (de adesão), mas pode diminuir a eficiência do treinamento, já que as interrupções durante o treinamento no local de trabalho são inevitáveis.
Um desafio diário de todas as instituições de saúde. Treinar e capacitar seus funcionários para excelência.

Um comentário:

Leandra Du Art disse...

oi Sandro muito legal seu blog adorei ta que continue assim parabéns um abraço duartevida.blogspot.com
Se estiver interessado em postar no meu blog eu to te convidando ta um abraço