27 de outubro de 2012

Médicos erram. Podemos falar sobre isso?

Médicos erram. Enfermeiros também. Mas como dita um jargão na saúde, "médicos não erram, apenas cometem engano". O grande problema é que este engano também pode custar a vida de pessoas. A minha ou até a sua, vitimas do descaso e da falta de planejamento.

Desde 2010, temos visto com mais frequência notícias envolvendo Erros terríveis, que ceifam a vida de pessoas, vítimas de um sistema de saúde precário. Mas quem suporta a culpa é sempre a ponta do processo de de cuidado: médicos e enfermeiros. Sendo que o grande responsável é o serviço de saúde mal planejado.

Por outro lado, é impressionante como na narrativa dos fatos o tratamento dos erros médicos é tão diferenciado. Médicos erram?  Sim, e muito! Mas isto não é falado e nem noticiado. É fácil evidenciarmos isso verificando o aumento de processos nos Conselhos Reginais de Medicina.

Quando a enfermagem está envolvida nos danos causados aos pacientes, as instituições tratam de demitir, dispensar, punir o "malfeitor" como se APENAS ele ou ela tivesse exclusiva responsabilidade pelo fato. E a imprena por outro lado, trata de "recortar" as falas do entrevistado, editando aquilo que lhes interessa - frases que realmente o comprometem enquanto profissional. O fantástico fez isso por várias vezes...
A mais recente foi a estagiária que injetou alimento na via da paciente. Assista a enfrevista da estagiária


Até o momento, não vi a imprensa ir atras de uma entrevista exclusiva de um médico que errou, com a mesma dedicação que fazem quando buscam um profissional da enfermagem. E do administrador do hospital também não.

Por que será que isso ocorre? Será que para a sociedade os médicos não erram? Será que estão tão seguros disso, com dados de quase 100.000 mortes anuais por erros médicos, só nos Estados Unidos?

Ficar na discussão de quem erra mais, se é a enfermagem ou a medicina, não vai contribuir para que os pacientes deixem de ser prejudicados. O fato é que medicos, enfermeiros, farmaceuticos, fisioterapeutas, etc... TODOS erram! É preciso deixarmos as amarras de lado e somarmos forças para evitar o erro!

Esta palestra do Dr. Brian Golman é excelente e ele mostra que todos os médicos erram. No entanto, segundo ele, a cultura de negação (e vergonha) em medicina faz com que os médicos nunca falem sobre esses erros nem os usem para aprender ou melhorar. Contando casos da sua longa prática clínica, ele apela a que os médicos comecem a falar sobre isso.

 ASSISTAM:



Fonte do video:
http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/brian_goldman_doctors_make_mistakes_can_we_talk_about_that.html

Nenhum comentário: