3 de agosto de 2015

Desafios da Saúde no Brasil.


Depois de anos sem postar no blog. Agora retomo a atividade para "exercitar" a velha e boa reflexão na área da saúde e educação. 

Nada mais justo e bem vindo refletirmos sobre a reportagem do link abaixo que trata sobre o discurso do Ministro da Saúde Arthur Chioro na 68º Assembleia Mundial da Saúde ocorrida em maio de 2015 em Genebra, Suíça. Ele defende o acesso gratuito e universal a saúde e de forma integral, equitativa e de qualidade. Comenta ainda sobre a transição epidemiológica do nosso país e convida os presentes a participarem da II Conferência Internacional sobre Segurança no Trânsito que ocorrerá em Brasília no mês de novembro.

Pouco se falou na reportagem sobre a transição epidemiológica e demográfica que nosso país está passando, mas atrelado ao tema “Saúde Atual”, é interessante perceber como o discurso do nosso Ministro da Saúde, Arthur Chioro está fortemente atrelado ao que vivemos hoje, quando nos remete a refletir sobre a transição epidemiológica com a tripla carga de doenças por que passa os países em desenvolvimento como o Brasil.

Tripla carga pois envolve ao mesmo tempo a preocupação com as doenças infecciosas, desnutrição, obesidade e saúde reprodutiva, bem como a respeito das Doenças Crônicas não Transmissíveis - DCNT e as chamadas causas externas envolvendo o abuso de álcool e drogas, a violência e acidentes de trânsito.

É exatamente o conteúdo do discurso de nosso ministro, que conduz a frentes de trabalho prioritárias na saúde pública de nosso país. Este cenário demonstra o grande desafio que temos em responder a toda complexidade dos Serviços e Sistemas de Saúde, entendendo que jamais conseguiremos melhorar nossos Serviços apenas com o pensamento linear e soluções lineares. Como por exemplo simplesmente trazer “mais médicos” para atender a população sem que haja uma reestruturação adequada dos serviços, financiamento justo e processos bem definidos.

Claro que é bem positivo se pensarmos que o planejamento das ações do Ministério da Saúde está contemplando todas estas situações e transições pelas quais nosso país está experimentando, mas infelizmente muito trabalho deverá ser realizado para que se alcance resultados favoráveis e responda ao que o ministro espera em seu discurso: um sistema gratuito, universal, integral, equitativo e de qualidade.

Vale a pena conferir a reportagem e o vídeo do discurso: 



Nenhum comentário: